domingo, 17 de abril de 2011

ATIVIDADES DA AULA 03: COMENTÁRIOS PESSOAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

MÓDULO II – 2011/01

DISCIPLINA: PROJETO DE AÇÃO NA ESCOLA: COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO NA WEB

Vânia Carla Schütt da Silva

AULA 03 – CONHECENDO E REFLETINDO: COMO O USO DOS BLOGS PODE POTENCIALIZAR NOSSAS AÇÕES EDUCATIVAS

ATIVIDADE 2: CRIAR UM TEXTO QUE CONTENHA MINHA OPINIÃO SOBRE O ARTIGO “WEBLOGS E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA TEORIA" (SUZANA GUTIERREZ). REFLETIR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DOS BLOGS COMO RECURSO PEDAGÓGICO.

BLOGS NA EDUCAÇÃO

A tecnologia da informação está presente em nosso cotidiano e tornou-se mais um recurso pedagógico para nós, professores. Antes disso, porém, novas ideias e informações precisam ser acomodadas. Conforme Gutierrez (2005: 04), “o ensinar é indissociável do aprender e materializa-se na vida do professor que aprende, transforma-se, ensina e transforma”. Isso mostra que nós, professores, estamos em constante busca de conhecimentos e por isso, em transformação. É muito importante que isso ocorra, pois quem não acompanha as mudanças ficará para trás e suas aulas não instigarão os alunos a avançar e criar sua autonomia.

“Toda a situação de aprendizagem é uma situação de desequilíbrio. Um período onde novas informações desestruturam a rede de conhecimentos estabelecida” (GUTIERREZ, 2005: 06). É o que acontece agora. Neste momento passo de professora a aluna. Estou obtendo novos conhecimentos que certamente serão incorporados a minha prática pedagógica. Verifica-se que o uso dos blogs como recurso pedagógico poderá trazer muitos benefícios à aprendizagem dos alunos. Um bom curso de formação fará com que o professor se aproprie do que foi vivenciado e experimentado durante o curso, pois conforme Gutierrez (2005: 07), muitas vezes os professores aprendem a usar recursos das TIC e acabam usando apenas no seu curso de formação e não levam para sua prática diária. Isso pode acontecer porque esse professor não construiu o seu processo de formação, ou também porque as escolas não oferecem os equipamentos e recursos necessários para dar continuidade ao trabalho.

Particularmente, eu nunca havia criado um blog, mas conhecia vários deles ligados à Educação, em especial, os que tratam sobre o ensino de língua estrangeira – língua inglesa. São ferramentas riquíssimas, muito úteis, que ensinam, ajudam, tiram dúvidas. Espaço onde se criam diálogos, troca de ideias, possibilidades.

Gutierrez (2005: 09) durante sua pesquisa também constatou esses resultados positivos. Para a autora, “um blog diferentemente de outros tipos de publicação, gera uma resposta quase que imediata do leitor que, ao comentar se transforma em interlocutor, estabelecendo um diálogo onde estará presente, também, uma audiência que acompanha o diálogo estabelecido, podendo ou não vir a participar”. Esse processo é riquíssimo e pode trazer muitos benefícios aos alunos. Geralmente, eles não gostam muito de ler na sala de aula, mas se a aula for um pouco diferente, usando a internet, o blog, tudo parece diferente e o jovem passa a agir diferentemente. No blog, ele lê o texto, expressa sua opinião e pensamento. Podem-se realizar tarefas variadas, que estimulem o crescimento intelectual desse aluno.

“Num blog, cada post é um enunciado completo, aberto para comentários e que, assim, engendra uma relação dialógica com outros enunciados. Cada post ou comentário é um enunciado novo, irreproduzível, que vai além de refletir algo dado e externo. O aspecto público de um post é uma condição que não apenas permite, mas que propõe o diálogo” (GUTIERREZ, 2005: 13).

Com a experiência do uso do blog o aluno adquire um conhecimento hipertextual e não mais um conhecimento linear. Cada leitura traz novas ideias, pontos de vista, diferentes links e assim é possível despertar a compreensão sobre dado assunto.

No decorrer desse curso (TIC – EDU), pretendo aprender muito, sanar as dúvidas que irão surgir e fazer uso dessa ferramenta em minha jornada pedagógica, visando um crescimento da minha pessoa e de meus educandos.


REFERÊNCIA: GUTIERREZ, Suzana. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria. Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS. V3, nº1, maio de 2005.






Um comentário:

  1. Vânia, obrigada pelo comentário no meu blog! Também criei o meu a fim de me interar sobre o funcionamento dos blogs, para futuramente desenvolver algum projeto mais 'tecnológico' com meus alunos!
    Já estou seguindo seu blog, e ficaria feliz se tu seguisses o meu também! Keep up the good work!

    ResponderExcluir